Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3202
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Os conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudança |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Ana Caroline da Costa do Amaral dos |
Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Abstract: | Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano escolar influenciado pela política e atual crise da ideologia capitalista existente na sociedade brasileira. Esta política através de órgãos internacionais utiliza a escola como mecanismo de dominação de classes, cria e modifica os documentos educacionais, gera exclusão e apropriação do conhecimento e riqueza a poucos, causando a crise da escola atual. Buscamos analisar os conflitos sociais, políticos e econômicos que estão relacionados e refletem na escola, para isso, precisamos olhar para sua formação a partir de sua história, e constatamos que esta nasceu atrelada a estes conflitos, portanto não foram criados a partir dela, porém dentro dela. A educação está ligada a vida em sociedade, e a escola é uma das formas de se promover a socialização. A partir desta constatação refletimos sobre a educação abrangendo o sistema escolar, a escola como ambiente, e a profissão docente, sabendo que estes são indissociáveis, mas, com interesse em propor estratégias e ações ao educador na sala de aula que possam contribuir para uma educação de qualidade, ética e cidadã, que supere toda crise estabelecida. |
Keywords: | Educação infantil Políticas públicas Socialização |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, Ana Caroline da Costa do Amaral dos. Os conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudança. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACSantos.pdf | 457.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.