Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/323
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Presente da Literatura sobre o Futuro: ficção científica e o mercado editorial brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Leonardo Secco
Orientador: Sousa, Paulo César Castro de
Coorientador: Monteiro, Mario Feijó Borges
Resumo: O presente trabalho tem como proposta analisar o mercado editorial brasileiro de ficção científica. Se podemos situar a origem da FC como gênero em histórias como Frankenstein, de Mary Shelley, ou nos relatos fantásticos de Julio Verne, hoje é muito difícil prever com precisão aonde ela se encaminha. As grandes obras do século passado, profundamente críticas e visionárias em relação ao presente e ao futuro, produziram impacto não apenas por sua qualidade literária, mas sobretudo pelas ideias que apresentavam: poucos são os que até hoje nunca ouviram falar de 1984 e Admirável mundo novo. Se naquele momento, porém, houve espaço para criações literárias sobre o futuro e as consequências da ciência para a sociedade, no início do século XXI, esse mercado editorial apresenta um cenário diferente. No Brasil, o “país do futuro”, mesmo durante a Golden Age da FC (1940/1950), o gênero sempre ganhou pouca atenção das editoras e do público geral; a produção editorial de ficção científica teve estímulo reduzido para se desenvolver, e poucos eram os autores que produziam obras dignas de publicação. No entanto, nos últimos anos têm-se notado algumas tentativas de reanimar o gênero perante o público, com criação de novos selos editoriais e uma intensa atividade na web, com blogs, e-zines e comunidades virtuais. A editora Aleph e o fanzine Scarium são exemplos desse palpitante renascimento. A tendência é de que a FC atinja seu potencial e, finalmente, torne-se um nicho comercialmente interessante, e iniciativas como essas talvez sejam mais que casos isolados.
Palavras-chave: Análise editorial
Produção editorial
Mercado editorial
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Ago-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, Leonardo Secco. O presente da literatura sobre o futuro: ficção científica e o mercado editorial brasileiro. 2009. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/323
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa revisada.pdf733,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.