Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3252
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os contos de fadas e os estereótipos femininos: atravessamentos nos discursos das crianças
Autor(es)/Inventor(es): Mendes, Natalia de Andrade
Orientador: Santos, Núbia de Oliveira
Resumo: Reflete sobre os atravessamentos dos estereótipos femininos nos processos de construção da identidade da criança a partir dos contos de fadas. Aprofundando sobre as concepções de identidade e contos de fadas, e buscando discutir esses estereótipos, mais especificamente como os estereótipos femininos encontrados nestes contos podem de alguma maneira, corroborar com a perpetuação de uma visão de mulher doce e frágil a espera do príncipe. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e foi realizada baseada em uma pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com seis crianças de ambos os gêneros. No início, é exposta a introdução sobre os conceitos abordados no desenvolvimento desse trabalho, seguido da justificativa, objetivos e metodologia da pesquisa. O primeiro capítulo aborda sobre o surgimento e as concepções dos contos de fadas, com embasamento no aporte teórico. No segundo capítulo, trato sobre a construção da identidade da criança na perspectiva histórica-social, juntamente com outros temas pertinentes para a compressão da pesquisa. No terceiro capítulo são apresentados os resultados dos dados, obtidos através das entrevistas semi estruturadas, resultantes da leitura de duas histórias e posterior conversa com as crianças. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho, onde elucido um apontamento na direção da necessidade de se problematizar de que forma os estereótipos de gênero são discutidos na sala de aula, e sua consequente ação no processo de construção da identidade da criança.
Palavras-chave: Educação infantil
Estereótipos (Psicologia)
Conto de fadas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MENDES, Natalia de Andrade. Os contos de fadas e os esteriótipos femininos: atravessamentos nos discursos das crianças. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3252
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAMendes.pdf466,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.