Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/333
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Carolina Souza de
Orientador: Monteiro, Mario Feijo Borges
Resumo: Analisa a importância do design de livros para a formação de novos leitores, partindo da hipótese inicial de que o projeto gráfico e as características imagéticas dos livros possuem um papel fundamental no processo de leitura, principalmente durante a infância. Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o único fator importante em um livro é o seu texto, é mostrado como os diversos elementos que compõem seu projeto gráfico podem influenciar a maneira das pessoas lerem as narrativas e de interpretarem a parte visual dos livros. Como objeto de estudo, são analisados projetos diferenciados de dois títulos emblemáticos da literatura infantil: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice, de Lewis Carroll. Para tal análise, são utilizados como base textos de pensadores como Alan Powers, Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Andrew Haslam, Robert Bringhurst, Emanuel Araújo, Guto Lins, Ligia Cademartori, Claudia Mendes, Simone Pires, Margaret Schaeffer, Barbara Necyk, entre outros. Ao final do trabalho, pôde-se observar que, apesar do projeto gráfico não ser o único fator que influencia o interesse pela leitura, é um dos relevantes fatores que contribui para atrair a atenção de um possível público leitor, fazendo-o entrar em contato com os livros. Se o interesse pela leitura aparecer desde a infância, é provável que ele se mantenha ao longo da vida do indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e intelectual.
Palavras-chave: Produção editorial
Design de livros
Formação de leitores
Literatura infanto-juvenil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Carolina Souza de. Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores. 2011. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/333
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Carolina Souza de Almeida - baixa.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.