Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3364
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Crianças e transformações midiáticas hoje: nova infância?
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Déborah Batista
Orientador: Carneiro, Cristiana
Resumo: A escolha em pesquisar a infância hoje, sobretudo atravessada pelo cenário midiático, se deu através das observações que realizei nos estágios de Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade e, também, pelas observações realizadas no contexto social em que convivo. Além disto, pelo interesse em ser professora de Educação Infantil ou Séries Iniciais. Ao longo das observações e pelo contato mais direto com as crianças comecei a questionar sobre o uso constante das mídias pelas crianças, e como isto é reverberado para pensarmos o conceito contemporâneo de infância. O contexto contemporâneo retrata uma nova configuração social tributária, em parte, da hegemonia do sistema midiático. A todo momento existem milhares de pessoas se comunicando, realizando compras, se divertindo com jogos e brincadeiras, assistindo a filmes, seriados e telenovelas em toda parte do mundo. Isto se dá por meio da mídia. A mídia está por toda parte, seja na televisão, internet, rádio, celulares, tablet e etc. A todo instante alguém utiliza um destes recursos para satisfazer algum tipo de necessidade, seja de comunicar-se, divertir-se, entre outras alternativas. Atualmente, com o novo formato midiático, as pessoas tendem a procurar respostas para algo que lhes é necessário, uma pesquisa escolar, por exemplo, ou encontrar um parente que há tempo não vê, e etc. Mas, além disto, a mídia produz numa velocidade incrível um número enorme de informações, conteúdos de todos os estilos e gêneros sociais. Estes conteúdos procuram agradar a todos, assim como, alcançar o maior número possível de indivíduos.
Palavras-chave: Educação Infantil
Infância
Crianças
Meios de comunicação de massa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREIRE, Déborah Batista. Crianças e transformações midiáticas hoje: nova infância?. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3364
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBFreire.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.