Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3523
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Newsgames: que relação pode haver entre os jogos e notícias?
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Nicolly Stheffani Vimercate
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: O jornalismo vem passando, nos últimos anos, por significativas mudanças técnicas e culturais em seu modo de fazer. Com a evolução da internet e o surgimento do ciberespaço, mais sujeitos passam a ter voz e conquistam a possibilidade de produzir e divulgar seu próprio conteúdo, bem como filtrar a informação que querem receber. Por outro lado, também nota-se a ascensão da indústria de videogames, beneficiada, principalmente, por não depender mais de consoles, possibilitando o acesso aos jogos a partir de computadores pessoais, tablets ou smartphones. A invasão dos jogos eletrônicos e demais tecnologias digitais na vida das pessoas altera sua capacidade cognitiva e faz surgir um novo tipo de leitor, que busca, nas plataformas, possibilidades de interatividade e imersão. A fim de se adequar a esse novo cenário, o jornalismo teve que se submeter novamente à transformações. Uma solução encontrada para atrair a nova audiência foi a união entre notícias e jogos, os chamados Newsgames. O presente trabalho analisa o novo formato enquanto linguagem jornalística e compreender essa nova forma de se praticar o jornalismo online, em que o usuário pode “navegar” nas informações em vez de apenas ler, ouvir ou assistir.
Palavras-chave: Linguagem jornalística
Jogos
Notícia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Nicolly S. V. Newsgames: que relação pode haver entre jogos e notícias? 2012. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3523
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NRibeiro.pdf774,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.