Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3531
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Realidade e Piauí: um reencontro do jornalismo literário brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Drago, Carolina Pontes de Sá
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Demonstra o jornalismo literário – nascido oficialmente nos Estados Unidos nos anos 1960 – e seus principais autores, entre eles Tom Wolfe, que enumera os quatro recursos que caracterizam o gênero: o ponto de vista e o fluxo de consciência, a descrição do ambiente, o registro de diálogos e a caracterização aprofundada dos personagens. Em seguida, analisa a presença de cada um destes recursos nas revistas Realidade (1966-1976) e piauí (2006-), das poucas a incorporar o gênero no Brasil. Para isso apresenta em detalhes as duas publicações, inseridas em contextos político-sociais distintos, porém aproximadas pela grande reportagem narrativa. Por fim, propõe um reencontro do jornalismo literário a partir da relação entre dois perfis políticos, um de cada revista, mostrando que o jornalismo que aprende a explorar suas potencialidades tem, como as histórias dos livros, vida plena.
Palavras-chave: Jornalismo literário
Revista Realidade
Wolfe, Thomas Kennerly
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DRAGO, Carolina Pontes de Sá. Realidade e piauí: um reencontro do jornalismo literário brasileiro. 2012. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3531
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDrago.pdf630,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.