Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3581
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do uso do Twitter no jornalismo contemporâneo: a configuração da notícia na rede social
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Ana Paula Muller
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Análise do uso do serviço de mensagens Twitter no jornalismo contemporâneo. De acordo com levantamento recente, a nova plataforma tem sido mais utilizada para a troca de informações do que para a troca de mensagens. Esta dimensão utilitária e funcional faz com que o Twitter seja considerado um jornal mundial em tempo real. Seu uso como ferramenta de trabalho tornou-se efetivo no cotidiano do jornalista, reorganizando a estrutura de produção das redações. Será apresentada sua utilização em três veículos de grande audiência no Rio de Janeiro: o telejornal RJTV da Rede Globo, o jornal O Dia e a rádio BandNews. A rotina de apuração e produção da notícia que é publicada no Twitter será apresentada neste novo cenário. A partir daí, são discutidas soluções positivas e problemas encontrados por parte dos profissionais que utilizam o serviço na prática jornalística.
Palavras-chave: Twitter
Redes sociais
Jornalismo online
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOARES, Ana Paula Muller. Análise do uso do Twitter no jornalismo contemporâneo: a configuração da notícia na rede social. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3581
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASoares.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.