Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3595
Tipo: Dissertação
Título: Intrusão salina em aquíferos costeiros: uma análise pelo Método de Elementos de Contorno
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Jaime Joaquim da Silva Pereira
Orientador: Wrobel, Luiz Carlos
Resumo: A necessidade de água em quantidade e qualidade suficiente tem levado a se aumentar consideravelmente os volumes extraídos dos lençóis d’água subterrâneos. Um dos problemas que aparece ao se realizar a exploração dos aquíferos costeiros é o avanço da interface de separação entre a água doce e salgada, em direção à terra; fenômeno que recebe o nome de intrusão salina e que pode levar poços que anteriormente eram bons, a produzir água salgada. É feita no presente trabalho uma análise numérica de intrusão salina utilizando o método de elementos de contorno para resolução das equações diferenciais do escoamento d’água no lençol. São apresentados os resultados de três aplicações: uma delas é a segregação por ação da gravidade num modelo com dois líquidos imiscíveis, outra é a intrusão salina causada pela diminuição da vazão de recarga e uma última é a intrusão em direção a uma captação de água do lençol subterrâneo. Os resultados mostram que o modelo é uma boa aproximação de soluções obtidas de maneira analítica ou experimental.
Resumo : The need of great quantity of water of good quality has led to a considerable increase in the volume of pumped groundwater. An important groundwater problem is salt water intrusion that may be defined as the landward movement of seawater interface. Intrusion can result from excessive pumping in coastal aquifers and causes increase in salinity of groundwater at a given location. The boundary element method is formulated for and applied to problems concerning a moving interface between fresh water and salt water in porous media. The model is applied to three cases: segregation by gravity action, intrusion by reduction of recharge flow and intrusion into a sink. The results obtained by the model are in good agreement with analytical and experimental solutions.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-1985
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3595
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
161587.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.