Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3631
Tipo: Dissertação
Título: Desempenho de pavimentos de baixo custo no Estado do Paraná
Autor(es)/Inventor(es): Aranovich, Luiz Antonio dos Santos
Orientador: Medina, Jacques de
Resumo: Nesse trabalho são apresentados os resultados do acompanhamento do desempenho de alguns pavimentos não convencionais do Estado do Paraná, Brasil. Introdutoriamente são discutidos alguns aspectos teóricos e práticos da avaliação de pavimentos. Nessa análise chega-se a conclusão da necessidade dos órgãos rodoviários se equiparem com medidores de irregularidades longitudinais e da dificuldade de se obter uma classificação universal de defeitos de superfície de pavimentos. Discute-se também as cargas rodoviárias em termos de fatores de equivalência de eixos de carga. Conclui-se que os engenheiros projetistas de pavimentos devem utilizar mais dos instrumentos teóricos (análise mecânica) para decidir quais fatores usar em seus projetos. Os materiais utilizados na construção dos pavimentos não convencionais são analisados mais ou menos profundamente, dando-se ênfase aos solos arenosos finos e as argilas vermelhas de basalto. São discutidos ainda alguns aspectos teóricos e práticos dos projetos e construções dos pavimentos não convencionais. Finalmente são apresentados os resultados de sete anos de avaliações de desempenho de doze pavimentos escolhidos no Estado do Paraná. Conclui-se pela possibilidade de construção de pavimentos de tráfego médio e baixo com materiais não especificados na maior parte das especificações vigentes.
Resumo : In this work the finds of a study on the performance of some non conventional pavements in the State of Paraná, Brazil, are presented. Initially, some aspects of the theory and practice of pavement evaluation are discussed. Two main conclusions can be extracted from that analysis: a) it is aparent the necessity for the Highway Departments to equip themselves with roughness indicators; b) it becomes extremely difficult to elaborate a universal classification of pavement surface distress. The vehicular traffic, in terms of equivalent wheel load factors, is also discussed. This discussion draws the conclusion that the pavement designers should make a better use of the theoretical mechanistic approach in order to decide the factors to be used in their designs. Materials used in the construction of non conventional pavements are more or less deeply analysed, giving emphasis to fine sandy soils and basaltic clays. Some theoretical and practical aspects of design and construction of non conventional pavements are also brought to discussion. At the end, the results of seven years of performance evaluations of twelve pavements in the State of Paraná are presented. The conclusion is that low and medium traffic pavements are feasible to be constructed with materials not specified in most specifications under use.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-1985
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3631
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