Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3638
Tipo: Dissertação
Título: A educação física na escola indígena: limites e possibilidades
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, Maria do Socorro Craveiro de
Orientador: Garcia, Pedro Benjamim Carvalho e Silva
Resumo: Discute uma educação que considere as especificidades e interesses dos povos indígenas. Mais especificamente, procura verificar os limites e possibilidades da implantação da Educação Física na escola indígena. Inicialmente, apresento um resumo dos principais elementos que determinam atualmente o sentido e a natureza da questão indígena e que posicionam os índios diante de suas perspectivas de ação politica. O primeiro desses elementos refere-se a visível recuperação demográfica da população indígena brasileira, que hoje conta com uma taxa de crescimento superior a media nacional. Outros elementos igualmente importantes referem-se ao poder de interferência dos interesses econômicos, dos militares, da igreja e da sociedade civil na correlação de forcas entre os índios e a sociedade nacional no contexto histórico brasileiro. E, nesse sentido, adentramos a questão da articulação entre o movimento indígena e os movimentos populares somatório de forcas e ideias que dão novos significados e direção a defesa dos índios brasileiros como parceiros definitivos da realidade pluriétnica nacional. Em seguida, trato da educação escolar indígena a partir dos novos marcos conceituais estabelecidos na década de 80 e do significado da escolarização como reforço da identidade indígena. As conclusões sugerem a necessidade de assegurar a continuidade da discussão iniciada, apontando um caminho possível na Educação Física: a formação do professor índio como pesquisador das práticas corporais de seu povo. Seu trabalho resultaria em revitalização cultural, reforço da identidade e releitura das práticas corporais da sociedade envolvente. Esses elementos serviriam como subsídio para uma aprendizagem contextualizada e mais efetiva para as comunidades indígenas.
Resumo : This work discusses a possible type of education that takes into account their particularities and interests. Specitically, it seeks to identify the limits and possibilities for the introduction of Physical Education in the indegenous curriculum. Firstly, I present a summary of the, main elements which determine the meaning and nature of the approach followed in treating the indegenous rights, and those one that drive the indians to face their perspectives for political actions. The firts one of those elements is related to population growth rate, that is higher than the national average; other elements are connected to the interference of economical interests, of the military, of the church and of the civil society, wich plays an important role in the struggle between the indians and non-indians in the national soiciety. In this respect, I also consider the articulations of the indigenous movement with other popular movements, a combination of various stregthens and ideas that give new meanings and directions to the defense of the Brazilian indians as legitimate members of the national multi-ethnic society. Next, I discuss the school education for indians from the perspective of the new concepts introduced in the decade of 1980, and the meaning of schooling as a reinforcement. The conclusions suggest that more efforts should be made the direcion of deseigning a Physical Education Program suitable to the indian in which the teachers should come from indian communities, and be prepared to do research on their own people's body languages. The research results could function as cultural revitalization, identify reinforcement, and also help in the appraisal of the body languages of the national society. These elements could possibly add to make the teaching/leaming context more relevant to the background and to the leaming process.
Palavras-chave: Educação
Índios da América do Sul
Brasil
Educação física
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-1999
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3638
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