Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3719
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Vida de foca: uma análise do projeto de treinamento do jornal O Estado de São Paulo
Author(s)/Inventor(s): Cudischevitch, Clarice de Oliveira
Advisor: Braga, William Dias
Abstract: Analisa os programas de treinamento em jornalismo oferecidos pelas empresas de comunicação e os motivos de sua criação, levando-se em conta temas como a qualidade do ensino superior nessa área, a exigência do diploma, a crise da profissão e a dualidade entre teoria e prática. A pesquisa se baseia em um estudo de caso sobre um dos principais programas brasileiros desse tipo, o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Estado, conhecido como “Focas”. Para tanto, foram feitas entrevistas com os participantes da 23ª edição do curso, realizada no segundo semestre de 2012, com o intuito de demonstrar as vantagens e desvantagens do programa. O projeto também inclui um histórico do Grupo Estado, responsável pela criação do “Focas” e que engloba o jornal O Estado de S. Paulo, um dos principais do país.
Keywords: Jornalismo
Ensino e Aprendizagem
Formação e capacitação de recursos humanos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Mar-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CUDISCHEVITCH, Clarice de Oliveira. Vida de foca: uma análise do projeto de treinamento do jornal O Estado de S. Paulo. 2013. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3719
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCudischevitch.pdf625 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.