Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3738
Tipo: Dissertação
Título: Ensaios triaxiais de carga repetida de uma brita
Autor(es)/Inventor(es): Pérez Espinosa, Vicente Robinson
Orientador: Medina, Jacques de
Resumo: Medições relativas ao comportamento sob carga repetida, de um material granular graúdo, foram realizadas em uma câmara triaxial de grandes dimensões, em corpos de prova de 100 mm de diâmetro. As tensões foram aplicadas através de um sistema de carregamento pneumático e a medição das deformações axiais foi feita usando dois LVDTs presos ao cabeçote. A deformação permanente axial foi também observada com um extensômetro mecânico ligado a um dispositivo fixado ao pistão de cargas, pelo exterior da câmara triaxial. Mediu-se a carga axial aplicada através de uma célula de carga aparafusada sob o pistão de carga. Os ensaios realizados visaram estudar principalmente a influência das tensões e do tamanho máximo dos grãos na deformação resiliente, e a influência das tensões e o número de aplicações da carga na deformação permanente. Propõe-se um novo modelo para representar o comportamento resiliente dos materiais granulares graúdos, com vistas ao melhoramento dos métodos de dimensionamento e projeto de reforços de pavimentos.
Resumo : Measurements related with repeated-load behaviour, on a crushed-stone aggregate, were made in a large triaxial cell on specimens 100 mm in diameter. Stresses were applied using a pneumatic loading sistem and axial strains were measured using two LVDT's mounted on the top cap. Permanent axial deformation was also observed with a dial gage attached to a devise fixed to the loading rod, out-side the triaxial cell. Measurements of axial repeated-load applied were made by means of a load cell screwed to loading rod. Testing program aimed to study the effect of applied stresses and maximum particle size on resilient deformations, and the effect of applied stresses and number of load applications on permanent deformations. A new model representing the resilient behaviour of crushed-stone aggregates, is proposed in order to improve pavements design and strengthen project methods.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-1987
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3738
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