Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3752
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Chamando a audiência: como o telespectador percebe as chamadas de programação
Author(s)/Inventor(s): Sampaio, Renan Porto da Silva
Advisor: Silva, Claudete Lima da
Abstract: Avalia a eficiência das chamadas promocionais da Rede Globo. A emissora carioca foi pioneira, no Brasil, neste tipo de comunicação e, possivelmente, com sucesso, uma vez que, hoje, é uma mídia presente nos breaks de todas as outras concorrentes. Este trabalho foi alicerçado numa pesquisa de campo, na qual foram testadas chamadas de quatro programas junto a uma amostra pré-definida de telespectadores. Para evitar qualquer viés de influência do programa sobre os resultados da pesquisa, foram selecionadas para o teste quatro peças de conteúdos bem diferentes entre si – chamadas de programa de esporte, de variedades, de variedades, de auditório, e de uma novela. Além da pesquisa de campo, o trabalho contou com pesquisa teórica, que envolveu importantes títulos relacionados aos conceitos de eficiência na comunicação e publicações acadêmicas referentes ao objeto de estudo do trabalho. A proposta for de, efetivamente, avaliar até que ponto a chamada promocional funciona como simples informativo ou lembrete para o telespectador assíduo, ou se ela tema capacidade de motivar os menos regulares e, até mesmo, atrair novos, ampliando a audiência do programa.
Keywords: Linguagem jornalística
Programação de televisão
Rede Globo de Televisão (emissora)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jan-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SAMPAIO, Renan Porto da Silva. Chamando a audiência: como o telespectador percebe as chamadas de programação. 2011. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPSSampaio.pdf977.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.