Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3757
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Legislação ambiental: um estudo sobre mídia e política
Autor(es)/Inventor(es): Goulart, João Eduardo Barros
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Compara a cobertura sobre legislação ambiental nos principais semanários brasileiros em dois momentos da história do país: 1988 e 2010. A narrativa que vai se desenvolvendo é um novo modo de fazer política e falar sobre a história: o risco de uma catástrofe se amplia conforme as discussões no Congresso avançam. Apesar de certas posições editoriais influenciarem na forma como é retratada a questão ambiental, o descrédito numa solução política permeia as coberturas e evidencia um dilema: nunca se enxergou os políticos com tanto poder, mas, ao mesmo tempo, eles carecem de legitimidade. O estudo reúne as reportagens das Revistas Veja (1988/89 e 2010) e Época (2010). Para a análise discursiva são referências A História da Sexualidade de Michel Foucault, The Era of Witness de Annette Wieviorka, A Democracia contra ela mesma de Marcel Gauchet e The Culture of Public Problems – Drinking-Driving and the Symbolic Order de Joseph Gusfield.
Palavras-chave: Legislação ambiental
Discurso político
Mídia impressa
Análise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOULART, João Eduardo Barros. Legislação Ambiental: um estudo sobre mídia e política. 2011. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3757
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGoulart.pdf637,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.