Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3758
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Esporte Interativo: a aposta no futuro da tv aberta em um cenário de previsões apocalípticas
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Julia de Moraes
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Analisa os efeitos das recentes transformações no mundo da comunicação, em especial às que se referem ao futuro da televisão aberta. O estudo passa por três momentos distintos: a apresentação de um cenário desfavorável; a desconstrução da ideia de decadência e a análise do caso escolhido, a TV Esporte Interativo – a primeira rede de TV aberta 100% esportes do Brasil. A entrada de novas mídias e tecnologias construiu um novo perfil de telespectador/consumidor, que desafia o modelo de negócios da televisão baseada no “grátis”, além de estremecer a relação entre marcas e emissoras. Apesar das transformações e das previsões apocalípticas, a televisão se mantém hegemônica. Ela predomina na preferência do público e dos anunciantes, além de incorporar, de forma cada vez mais eficiente, o uso das novas mídias. O objetivo deste trabalho é comprovar, através de exemplos implementados no Esporte Interativo, como as novas mídias podem ser aliadas da televisão aberta. Contrariando os pessimistas, elas ajudam a incrementar as receitas e rendem bons frutos, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com o telespectador.
Palavras-chave: Televisão
Programação aberta
Novas tecnologias da comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIEIRA, Julia de Moraes. TV Esporte Interativo: a aposta no futuro da TV aberta em um cenário de previsões apocalípticas. 2011. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3758
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVieira.pdf775,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.