Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3779
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O jornalismo de políticas públicas e suas técnicas de investigação: um estudo de caso da cobertura de transportes urbanos do jornal O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Andreoni, Manuela
Orientador: Braga, William Dias
Resumo: A emergência da cobertura de políticas públicas como um dos produtos mais valorizados da imprensa brasileira provoca uma discussão sobre qual seria a melhor forma de se tratar um assunto complexo de tamanha importância para o desenvolvimento democrático do país sem distorcê-lo. Este estudo explana os conceitos de políticas públicas e o papel do jornalismo na sua compreensão pelo grande público, assim como as ferramentas de investigação de que repórteres podem usufruir para aproximar consumidores de notícias de sua própria realidade social. Reforça-se a necessidade de um grau de especialização do jornalista assim como a importância de um ambiente de trabalho adequado e respeitoso ao profissional para uma cobertura de qualidade. Para demonstrar a importância da associação desses dois campos do jornalismo, analisou-se a cobertura de transportes urbanos do jornal O Globo, em particular no período em que foram realizadas as licitações das linhas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro. Transporte público é um assunto árido, de grande importância para o cotidiano de uma metrópole e explorado pela imprensa sem profundidade. Este trabalho pretende, a partir de conceitos de políticas públicas, dos estudos de jornalismo, além de entrevistas e observação do dia-a-dia de trabalho na redação do jornal, compreender como é feita a cobertura e apontar caminhos para um jornalismo de maior qualidade.
Palavras-chave: Jornalismo
Políticas públicas
Transportes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDREONI, Manuela. O jornalismo de políticas públicas e suas técnicas de investigação: um estudo de caso da cobertura de transportes urbanos do jornal O Globo. 2011. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3779
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAndreoni.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.