Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3789
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Balões de notícias: a infografia e o jornalismo em quadrinhos
Autor(es)/Inventor(es): Brêda, Gerhard Felipe Seibert
Orientador: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Resumo: Examina a gramática e o vocabulário visual dos quadrinhos, avaliando as interseções entre esta mídia e o jornalismo, com foco no jornalismo literário, que subverte o modelo tradicional da notícia, e na infografia, que utiliza elementos de arte sequencial para construir textos jornalísticos. Obras como Desvendando quadrinhos, de Scott McCloud e Quadrinhos e arte sequencial, de Will Eisner, servem de alicerces teóricos para o funcionamento dos quadrinhos, enquanto obras como Palestina, de Joe Sacco, e Maus, de Art Spiegelman, traçam uma ponte entre a arte sequencial e a prática jornalística, também presente no uso de infográficos e diagramas na imprensa escrita. O estudo busca mostrar que o jornalismo em quadrinhos não é apenas um revival do jornalismo literário, mas que a arte sequencial é uma plataforma já utilizada na construção de notícias e reportagens.
Palavras-chave: História em quadrinhos
Jornalismo literário
Infográficos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BRÊDA, Gerhard Felipe Seibert. Balões de notícias: a infografia e o jornalismo em quadrinhos. 2011. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3789
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GBrêda.pdf894,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.