Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3800
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo matemático para estabilidade elástica de cascas cilíndricas enrijecidas
Autor(es)/Inventor(es): Figueiredo, Cátia Câmara Bandeira de
Orientador: Batista, Ronaldo Carvalho
Resumo: Um modelo matemático para a investigação dos caminhos de equilíbrio de uma casca cilíndrica enrijecida longitudinalmente, submetida a compressão axial, é aqui apresentado. A formulação proposta, estabelecida para modelos perfeitos, é restrita à análise de um trecho genérico painel-enrijecedor desse tipo de casca. O modelo matemático é gerado a partir da solução geral das equações diferenciais não-lineares de equilíbrio dinâmico de uma casca cilíndrica isotrópica. A modelagem leva em conta, de forma consistente, os acoplamentos entre modos de deslocamento na resposta não-linear dessas estruturas. Os enrijecedores são considerados elementos discretos, esbeltos e bastante espaçados, tendo sua rigidez torsional incluída na análise do problema. Permite-se, assim, o estudo da estabilidade local dos painéis cilíndricos enrijecidos e a possibilidade de avaliação da interação entre modos de flambagem locais e globais de deslocamento.
Resumo : A mathematical model to investigate non-linear branching equilibrium paths of stringer stiffened cylindrical shells under axial compression is presented. This model is based on a general displacements solution of the dynamic non-linear differential equilibrium equations for an isotropic thin cylindrical shell. The stiffeners are assumed to be widely spaced discret slender elements and their torsional stiffness are taken into account. The modelling considers, in a consistent way, the coupling between all essential displacements modes - from shell and stiffeners - that occur during the non-linear response of these structures. In other words, this mathematical model allows the elastic stability analysis of stiffened cylindrical panels considering the interaction between local and overall critical (or buckling) modes.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-1988
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3800
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