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dc.contributor.advisorSouza, Maria Beatriz de Mello e-
dc.contributor.authorFragoso, Victor Murilo Maia-
dc.date.accessioned2018-04-12T00:07:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2011-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3840-
dc.description.abstractHeir of Jewish culture, in which is the Word Revelation, Christian spirituality, not without hesitation, adopetd and developed images, as catechetic instruments. ln this context, this paper analyzes the work of eighteenth-century slave master painter, starting with an overview of the Benedictine Order, limiting, gradually, the matter until the artist's work, but without forgetting its context, which is spirituality Benedictine lived in the Benedictine Congregation of Brazil. Despite the historical record of the performance of Antonio Teles in 16 polychrome on wood sculptures, performed by other artists throughout the eighteenth century, for the ornamentation of Abbey Church Our Lady of Monserrate do Rio de Janeiro, this culminates with the iconographic analysis two pen design drawings, signed by the slave master painter.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSéculo XVIIIpt_BR
dc.subjectOrdens religiosaspt_BR
dc.subjectPintorespt_BR
dc.subjectMosteiro de São Bento do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEscravospt_BR
dc.titleA arte de Antônio Teles, escravo e mestre pintor setecentista, no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeThe art of Antonio Teles, slave and master painter eighteenth century, in the Monastery of Sainct Benedict of Rio de Janeiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9250609847795535pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008827054030961pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Terra, Carlos Gonçalves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515937597874456pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nelson Pôrto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6721776523175881pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Cristina Correia Leandro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6153091381585654pt_BR
dc.description.resumoHerdeira da cultura judaica, que tem por Revelação a Palavra, a espiritualidade cristã, não sem hesitações, acabou adotando e desenvolvendo a imagem como subsídio pedagógico catequético. É nesse contexto que o presente trabalho analisa a obra do escravo mestre pintor setecentista, partindo de uma visão geral da Ordem Beneditina, limitando, gradativamente, o assunto até chegar à obra do artista, sem, no entanto, esquecer seu contexto vital, que é a espiritualidade beneditina vivida na Congregação Beneditina do Brasil. Não obstante registros históricos da atuação de Antônio Teles na policromia de 16 esculturas em madeira, executadas por outros artistas ao longo do século XVIII, para a ornamentação da Igreja Abacial de Nossa Senhora do Monserrate do Rio de Janeiro, a presente pesquisa culmina com a análise iconográfica de dois desenhos a bico de pena, assinados pelo escravo mestre pintor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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