Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3867
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A construção da mobilidade no transporte coletivo do Rio de Janeiro: o caso do passe livre para estudantes |
| Author(s)/Inventor(s): | Aquino, Elis de Aquino Ferreira |
| Advisor: | Caiafa, Janice |
| Abstract: | Investiga a gratuidade estudantil nos transportes da capital e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O alto custo com a passagem muitas vezes impede que os estudantes continuem na escola, ou que invistam em outras atividades para sua formação e lazer. Entende-se que a educação é um direto de todos e que o transporte é peça chave para a garantia desse direito que é, também, um dever do Estado. Analisando a legislação e observando as principais restrições ao uso do passe livre no Rio – como limite do número de viagens – e ouvindo as reivindicações dos alunos, procura-se entender como o passe livre se relaciona ao acesso à educação e, também à cultura e lazer. |
| Keywords: | Transporte coletivo Movimento estudantil Movimento popular Rio de Janeiro (RJ) |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
| Production unit: | Escola de Comunicação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 15-Jul-2013 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | NASCIMENTO, Elis de Aquino Ferreira. A construção da mobilidade no transporte coletivo do Rio de Janeiro: o caso do passe livre para estudantes. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
| Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EAquino.pdf | 909.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.