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dc.contributor.advisorFerraz, Maria Cristina Franco-
dc.contributor.authorSantos, Juliana Mattos dos-
dc.date.accessioned2018-04-20T20:50:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:31Z-
dc.date.issued2013-07-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Mattos dos. Visão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundo. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3873-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEstímulospt_BR
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.titleVisão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3089046352451907pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Marta de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643pt_BR
dc.description.resumoExplora a evolução do observador diante das imagens do mundo e procura explicitar a necessidade da observação para a construção do conhecimento através do refinamento da percepção. Com base nos estudos de Jonathan Crary e Henri Bergson, são citados e explicados alguns conceitos importantes no que tange às necessidades de perceber melhor o mundo para obter maior capacidade de agir sobre ele, a saber: o corpo, a atenção e o tempo. Neste trabalho, como exemplo de oportunidade de reflexão em um momento de fluxos intensamente dinâmicos e hiperestímulos capturadores de atenção, é analisado o longa-metragem “O Som Ao Redor”, de Kleber Mendonça, que propõe um cinema inserido em uma temporalidade, mobilizando dinâmicas de captura de atenção divergente das existentes nos filmes do cinema adrenalina. Tais dinâmicas inseridas no filme apostam na possibilidade de um espectador reflexivo e não autômato, capaz de perceber e produzir suas próprias ideias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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