Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3942
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo comparativo de duas técnicas de análise baseadas em fluorescência de Raios-X para aplicação na caracterização de implantes
Autor(es)/Inventor(es): Egito, Micaela Lambru
Orientador: Gonçalves, Odair Dias
Resumo: A implantodontia é uma área de extrema importância na atualidade. No Brasil são feitas 2,5 milhões de implantações por ano. Entretanto, a taxa de insucesso da osseointegração dos implantes dentários varia entre 1,5-3,5%, tendo sido reportado na literatura em até 10%. O insucesso pode estar relacionado com a composição química da superfície de implantes e por isso há um grande interesse na caracterização química dos mesmos. Uma revisão da literatura disponível sobre a caracterização química de implantes dentários evidenciou a falta de padronização com que as análises são realizadas. A fluorescência de raios-X é utilizada para análise química de amostras por ser um método direto, rápido, necessitando de pouco ou nenhum tratamento químico prévio. O objetivo deste estudo é investigar a influência de diversos parâmetros na análise química de duas técnicas que fazem uso de fluorescência de raios-X, uma por dispersão de energia (EDXRF) e outra por dispersão de comprimento de onda (WDXRF) utilizando-se latão na forma de 2 discos, limalha e 3 cilindros com dimensões similares ao de um implante dentário. Os parâmetros testados no WDXRF foram: dependência geométrica, posição da amostra no porta-amostras e limpeza de superfície. Já no EDXRF foram testados a região da análise, a dependência geométrica, limpeza da superfície, a variação do resultado de medidas em função do tempo e a adsorção de elementos na superfície. Os resultados mostraram que diversos fatores podem afetar os resultados obtidos nos equipamentos utilizados. Conclui-se que há necessidade de padronização dos procedimentos e equipamentos utilizados na caracterização química de implantes, associada a uma cuidadosa escolha do equipamento em função da informação desejada, permitindo assim a intercomparação entre os estudos.
Palavras-chave: Fluorescência
Análise química
Implantes dentários
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DOS FLUIDOS, FISICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELETRICAS
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3942
Aparece nas coleções:Física Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Micaela Egito.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.