Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4020
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Porta dos Fundos: a construção de um produto em meio digital
Author(s)/Inventor(s): Pinheiro, Fernanda Vasconcelos
Advisor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Abstract: Estuda o atual cenário do humor brasileiro. O estudo de caso será feito com base no canal do YouTube “Porta dos fundos”, um dos maiores do mundo com mais de seis milhões de inscritos, e vídeos com mais de quatro milhões de visualizações. O projeto indica uma transferência da produção cultural para a plataforma web. Essa pesquisa utiliza, além de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas com os fundadores e participantes do “Porta dos fundos”. As obras “O império do grotesco” (Raquel Paiva e Muniz Sodré), “Cultura da convergência” (Henry Jenkins) e “A cauda longa” (Chris Andersen) contextualizam teoricamente uma experiência que ainda está em construção, mas já pode mostrar que as previsões teóricas tem muito a oferecer na reflexão sobre a construção digital de sentidos. Serão analisados a instantaneidade da internet e o processo de adaptação de conteúdos à velocidade de postagem, promovendo novas tendências do humor contemporâneo.
Keywords: Mídia digital
Porta dos Fundos
Produção cultural
Humor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINHEIRO, Fernanda Vasconcelos. Porta dos Fundos: a construção de um produto em meio digital. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPinheiro.pdf740.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.