Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4212
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Thereza Cristina Raquel Santos |
Advisor: | Silva, Adriana Ramos |
Abstract: | Discute a visão dos professores em relação à inclusão de alunos surdos em salas de aulas regulares. A pesquisa possui caráter qualitativo e partiu de uma análise bibliográfica, para então ir ao campo realizar entrevistas semiestruturadas com professores que vivenciam a realidade da inclusão. A pesquisa de campo foi realizada em um ambiente escolar do município do Rio de Janeiro considerado inclusivo, e a partir de entrevistas a perspectiva dos professores foi discutida. No primeiro momento, são apresentados os objetivos e a justificativa da pesquisa. No segundo momento, é discutida a educação de alunos surdos frente a algumas questões históricas e sociais. Em seguida, os resultados da pesquisa são analisados a partir da percepção dos próprios docentes. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um maior estudo a respeito das especificidades que envolvem a inclusão de alunos surdos por parte dos docentes. |
Keywords: | Educação especial Inclusão escolar Prática de ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FERREIRA, Thereza Cristina Raquel Santos. A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCRSFerrerira.pdf | 463.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.