Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4214
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia |
| Author(s)/Inventor(s): | Honaiser, Sacha Bianca Martins Bello |
| Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
| Abstract: | Aborda a experiência de uma escola totalmente diferente de todas modalidades tradicionais. Nessa escola não há séries, turmas, aulas, testes, manuais. Não existem salas de aula, como estamos acostumados, e sim “lugares” onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções para o seu desenvolvimento e aprendizado. Nesses “espaços” testam seus conhecimentos e convivem com os demais alunos. São os “espaços educativos” e são designados por áreas ou pavilhões. Nesses espaços, os alunos formam grupos de acordo com seus interesses comuns e desenvolvem projetos de pesquisa. Existem também os estudos individuais, depois compartilhados com os outros colegas. Os alunos podem recorrer sempre a qualquer professor quando necessário. O objetivo do trabalho é de apresentar de forma bastante aprofundada o cotidiano dessa escola e como se dá sua prática pedagógica especialmente no que tange à formação de alunos autônomos. O referencial teórico nas obras de Rubem Alves e José Pacheco criador da Escola da Ponte. Nas considerações finais uma análise de suas práticas apontando como elas preparam alunos críticos e autônomos. |
| Keywords: | Escola pública Prática de ensino Emancipação Aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Apr-2016 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | HONAISER, Sacha Bianca Martins Bello. A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SBMBHonaiser.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.