Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4216
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Raisa de Paula Fernandes da |
Advisor: | Carneiro, Cristiana |
Abstract: | O objetivo compreender quais são as dificuldades de aprendizagem a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem. Para isto buscamos aprofundar sobre o tema com o intuito de entender melhor como as dificuldades de aprendizagem são definidas/conceituadas, para que pudéssemos analisar o caso e verificar se realmente esse diagnóstico se configuraria. Além disso, foi importante trazer para a discussão a questão da aprendizagem e de como esta se dá. Termos como o mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar debate sobre as dificuldades de aprendizagem. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o diagnóstico de adolescentes em relação à escola. Metodologicamente temos a pesquisa bibliográfica articulada ao estudo de caso e à pesquisa intervenção. Para a fundamentação teórica lançamos mão de autores como: Fonseca, Kupfer, Smith e Strick, Fernández, Lajonquière, Nunes e Silveira, Paín, Freud, dentre outros. |
Keywords: | Psicologia educacional Hiperatividade Aprendizagem Agressividade |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Feb-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Raisa de Paula Fernandes da. Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RPFSilva.pdf | 632.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.