Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4216
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Raisa de Paula Fernandes da |
| Advisor: | Carneiro, Cristiana |
| Abstract: | O objetivo compreender quais são as dificuldades de aprendizagem a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem. Para isto buscamos aprofundar sobre o tema com o intuito de entender melhor como as dificuldades de aprendizagem são definidas/conceituadas, para que pudéssemos analisar o caso e verificar se realmente esse diagnóstico se configuraria. Além disso, foi importante trazer para a discussão a questão da aprendizagem e de como esta se dá. Termos como o mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar debate sobre as dificuldades de aprendizagem. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o diagnóstico de adolescentes em relação à escola. Metodologicamente temos a pesquisa bibliográfica articulada ao estudo de caso e à pesquisa intervenção. Para a fundamentação teórica lançamos mão de autores como: Fonseca, Kupfer, Smith e Strick, Fernández, Lajonquière, Nunes e Silveira, Paín, Freud, dentre outros. |
| Keywords: | Psicologia educacional Hiperatividade Aprendizagem Agressividade |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Feb-2016 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SILVA, Raisa de Paula Fernandes da. Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RPFSilva.pdf | 632.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.