Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/428
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Memes: a linguagem da diversão na internet - Aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics |
Author(s)/Inventor(s): | Araújo, Juliana Xavier de |
Advisor: | Luz, Cristina Rego Monteiro da |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os memes da internet, buscando compreender o que motiva um usuário a participar e a colaborar com a produção e disseminação deste conteúdo. O objeto de estudo escolhido foi o Rage Comic, meme que surgiu em 2008 e que consiste em tirinhas sobre situações cotidianas e protagonizadas pelas Rage Faces. Para auxiliar este projeto é feita uma netnografia da comunidade “Meme Rage Comics” (maior grupo dedicado exclusivamente a este meme no Facebook) com o intuito de traçar os processos sociais que o meme estimula dentro e fora da web. No decorrer desta pesquisa, abordagens teóricas sobre os conceitos de memes, cultura participativa, amadorismo e humor na web, capital social e cultura digital trash servirão de base para o estudo sobre essa nova forma de linguagem simbólica. |
Keywords: | Meme Charge Web Humor Linguagem simbólica |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 4-Jul-2012 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ARAÚJO, Juliana Xavier. Memes: A linguagem da diversão na internet. Análise dos aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics. 2012. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JXAraujo.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.