Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4308
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Gênero, mídia e estereótipos: uma análise da representação da presidenta Dilma Rousseff
Author(s)/Inventor(s): Corrêa, Beatriz da Cruz Nascimento
Advisor: Santos, Suzy dos
Abstract: Analisa a presença de estereótipos de gênero na representação da presidenta Dilma Rousseff em revistas semanais brasileiras. O objetivo é demonstrar como as marcas de gênero presentes no discurso midiático contribuem para a perpetuação da desigualdade histórica entre homens e mulheres. Para isso, a pesquisa avalia as matérias de capa da presidenta nas revistas Veja, Época, Carta Capital e Isto é durante os três primeiros anos do mandato, ou seja, de 2011 a 2013. Para contextualizar a questão feminina hoje, o projeto também traça um histórico sobre as relações de gênero e suas transformações ao longo das últimas décadas. Além disso, o trabalho também aborda o conceito de estereótipo, como é construído, perpetuado, e como afeta a imagem das mulheres políticas na mídia.
Keywords: Gênero
Representação
Meios de comunicação de massa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-May-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CORRÊA, Beatriz da Cruz Nascimento. Gênero, mídia e estereótipos: uma análise da representação da presidenta Dilma Rousseff. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCorrêa.pdf452.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.