Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4319
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
Autor(es)/Inventor(es): Salvador, Breno Laranjeira Santoro
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Imprescindíveis na cultura do século XX, a contracultura, a música e a subcultura hippie exercem papeis de grande importância na década de 1960 por conta da exploração midiática em torno das mesmas e sua adoção por uma juventude que resistiu às formas tecnocráticas que dominavam o contexto sociocultural da época. Este trabalho busca estudar a relação, dentro do contexto contracultural – com recorte nos Estados Unidos –, da efervescência contracultural, a formação, o apogeu e o declínio da identidade dos hippies através da música. Por meio de entrevistas e uma pesquisa por fontes jornalísticas, historiográficas e filosóficas, busca-se estabelecer o rock e outros gêneros dentro deste específico diálogo entre música, cultura e sociedade em um contexto de tecnocracia capitalista.
Palavras-chave: Contracultura
Narrativa
Hippies
Música
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SALVADOR, Breno Laranjeira Santoro. De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960. 2014. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4319
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSalvador.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.