Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4325
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Francisco Bosco e a prática ensaística
Autor(es)/Inventor(es): Arosa, Guido Vieira
Orientador: Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires de
Resumo: Analisa os ensaios produzidos pelo jornalista, professor, letrista e poeta Francisco Bosco. Por meio de um estudo da teoria do ensaio, da origem histórica do gênero e do percurso realizado pela prática ensaística no Brasil, será feito um apanhado geral do trabalho de Bosco, realizado mais especificamente para o jornal carioca “O Globo”. Sendo assim, com a classificação do produto ensaístico deste autor, conceituar o ensaio de forma satisfatória a contemplar sua complexidade e, principalmente, diferenciá-lo do articulismo em geral e da crônica em particular. Problematizar o ensaio enquanto gênero e contemplar a distinção conceitual entre ele e a prática científica para obtenção do conhecimento será condição necessária para um melhor entendimento da prática difundida por Bosco. Além disso, vislumbrar o campo semiológico como necessário para o produto intelectual do autor, principalmente por meio de Roland Barthes.
Palavras-chave: Ensaio
Gêneros literários
Bosco, Francisco
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AROSA, Guido Vieira. Francisco Bosco e a prática ensaística. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4325
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GArosa.pdf588,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.