Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/436
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: House M.D.: um estudo de caso da estrutura narrativa serial complexa
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Clarissa Montalvão Valle da
Orientador: Lissovsky, Mauricio
Resumo: Neste trabalho, explica-se o que são as narrativas seriais ficcionais televisivas utilizadas pelos programas norte-americanos, apresentando sua evolução e características. Dentre as narrativas seriais foca-se, principalmente, a complexa por ser o tipo mais recente e rico estruturalmente. Em seguida, apresenta-se o estudo de caso da estrutura narrativa serial ficcional televisiva do programa norte-americano House M.D. (2004-presente), um seriado médico que é grande sucesso em muitos países, inclusive no Brasil. O seriado chama atenção por muitos motivos, mas principalmente devido à personalidade rabugenta e meio anti-social de seu personagem principal, aos casos médicos em que é necessário investigar doenças raras e/ou de difícil diagnóstico e à mistura dos gêneros médico e policial. No estudo de caso, analisa-se o seriado da primeira a sétima temporada de uma forma geral por meio de exemplos e, por fim, realiza-se uma análise comparativa da estrutura de um episódio da primeira temporada com um da sétima de modo a confirmar se a narrativa seriada ficcional televisiva é capaz de tornar-se mais complexa não apenas de um seriado mais antigo para um mais recente, mas também, dentro de um mesmo seriado, ao longo de suas temporadas.
Palavras-chave: Programa de televisão
Seriado
Narrativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Clarissa Montalvão Valle da. House M.D.: um estudo de caso da estrutura narrativa serial complexa. 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/436
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMVSilva.pdf554,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.