Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/450
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A indústria editorial brasileira: trajetória, problemas e panorama atual
Autor(es)/Inventor(es): Couto, Marina Vargas
Orientador: Sardinha, Maura Ribeiro
Resumo: A indústria do livro no Brasil percorre uma longa trajetória desde um período de atribulações e incertezas nos primeiros séculos da Colônia portuguesa até hoje, quando a indústria editorial brasileira está entre as dez maiores do mundo. Analisando essa trajetória e os principais problemas e alternativas que determinam a trajetória do livro e das editoras no Brasil, esta pesquisa reflete sobre o passado de mais de 200 anos da indústria editorial no país, período durante o qual editores, gráficos, livreiros e autores lutam para superar os problemas impostos por um desenvolvimento tardio e por sistemas políticos e econômicos que nem sempre favorecem a produção de livros em um país que ainda apresenta altos índices de analfabetismo funcional e cuja população, na maioria educacionalmente deficitária e com pouco ou nenhum acesso a bens culturais, ainda carece de uma maior desenvolvimento do hábito de leitura. Uma das questões que se objetiva por em discussão neste estudo é a validade de questionamentos sobre o futuro da indústria que prescindem do conhecimento devido de seu passado e de seus problemas, resultado da falta de estudos acerca do tema, da escassez e imprecisão dos dados de pesquisa.
Palavras-chave: Produção editorial
Indústria editorial
Livro
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COUTO, Marina Vargas. A indústria editorial no Brasil: trajetória, problemas e panorama atual. 2006. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/450
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Vargas A indústria editorial brasileira.pdf396,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.