Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/451
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância do manual de preparação de originais para autores: ganhos e perdas para o processo de produção de livros
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Juliana Werneck de Figueiredo
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Apesar da preocupação por parte das editoras em enviar aos seus autores um roteiro para preparação de originais, a maioria deles não segue essas orientações, entregando um original muito aquém do esperado. O processo de preparação de originais na editora então se torna mais demorado, o que demanda mais custos à editora e encarece o produto final, o livro. A justificativa recorrente dos autores por não seguir as orientações recebidas é a “falta de tempo para ler o roteiro”, bastante superficial. Este trabalho objetiva, através de análise crítica do roteiro de preparação de originais das editoras Atheneu, Guanabara Koogan e Rubio, identificar os prováveis empecilhos que justifiquem a dificuldade de os autores seguirem tal roteiro. Desconhecimento total ou parcial dos processos editoriais e do vocabulário específico da área editorial, além de falta de coerência entre as instruções e os exemplos dados pela própria editora em seu roteiro, falta de revisão do texto enviado aos autores etc., se apresentam como justificativas mais fundadas. Além dessa análise, propõe-se um modelo de roteiro de preparação de originais mais simples e objetivo, garantindo maior adesão por parte dos autores em seguir tais recomendações, agilizando e facilitando o processo editorial como um todo.
Palavras-chave: Produção editorial
Livro
Editoração
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Nov-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Juliana Werneck de Figueiredo. A importância do manual de preparação de originais para autores: ganhos e perdas para o processo de produção de livros. 2008. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/451
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPereira.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.