Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4512
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Filtros de personalização no consumo de notícias na internet
Author(s)/Inventor(s): Lima, Carolina de Sousa
Advisor: Nóra, Gabriela
Abstract: Análise da utilização de ferramentas de personalização no consumo de notícias na internet, analisando as mais populares formas de mediação encontradas no âmbito on-line: os algoritmos de sites como Google, Facebook e Yahoo. Fazendo contraponto entre as mediações de jornalistas humanos e de ferramentas artificiais, o trabalho alerta para o perigo da formação das bolhas de filtro de notícias, que prendem o leitor numa visão limitada de mundo e personalizada, sem espaço para questionamento de pontos de vista. Mostra-se a evolução do webjornalismo e o papel de gatekeeper assumido pelos algoritmos. Por fim, o trabalho apresenta algumas soluções de mediação que combinam o uso de algoritmos com o trabalho de editores humanos na manutenção de uma temporalidade e experiência de cotidiano comuns.
Keywords: Consumo de informação
Internet
Personalização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Jul-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Carolina de Sousa. Filtros de personalização no consumo de notícias na internet. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLima.pdf505.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.