Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4794
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Inovação e vantagem competitiva no mercado brasileiro de limpadores de banheiro: um estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Medeiros, Eduardo Loureiro de
Advisor: Possas, Maria Silvia
Abstract: Demonstra os resultados obtidos pela empresa SC Johnson com o lançamento dos produtos Gel Adesivo e Pastilha Adesiva no mercado de desinfetantes sanitários. Essa inovação foi planejada e executada com o objetivo de introduzir um novo produto no mercado que solucionasse os desconfortos dos consumidores ao manusearem o vaso sanitário. Para isso é feita a caracterização das possíveis estruturas de mercado e análise de dados de volume de vendas, participação de mercado, crescimento da firma e reações da concorrência. Foi constatado que essa inovação gerou ganhos expressivos para a companhia, e foi primordial para que a mesma fosse capaz de manter sua hegemonia no mercado de limpadores de banheiro.
Keywords: Economia industrial
Microeconomia
Vantagem competitiva
Inovação
Desinfetantes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::MUDANCA TECNOLOGICA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELMedeiros.pdf451.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.