Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4819
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A mobilidade intergeracional educacional no Brasil e o papel da mãe, 1996-2014. |
Author(s)/Inventor(s): | Lopes, Marina Braga Goulart |
Advisor: | Pero, Valéria Lúcia |
Abstract: | Este trabalho atualiza os resultados dos estudos de mobilidade intergeracional de educação no Brasil, dando luz à hipótese da relevância do papel da mãe, bem como o do pai, na escolaridade dos filhos. A análise é realizada a partir de um estudo discricionário (GAER & MARTINEZ, 2001) dos dados de escolaridade, com base na metodologia usada em Ferreira e Veloso (2003), comparando os dados dos suplementos das PNADs de 1996 e de 2014. Além disso, foram realizados testes para três modelos de mobilidade intergeracional da literatura: o Modelo Convencional, o Modelo de Dominância Modificado e o Modelo baseado no parente de mesmo sexo (Sex-role Model). A partir da análise dos resultados, o Modelo baseado na maior transmissão a partir do parente do mesmo sexo foi rejeitado e o Modelo Convencional foi superado pelo Modelo de Dominância Modificado, que mostrou resultados significativos, tendo se adequado melhor aos dados |
Keywords: | Mobilidade social Estratificação educacional Mobilidade intergeracional Educação - Brasil |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Production unit: | Instituto de Economia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Sep-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Marina Braga Goulart Lopes.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.