Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4888
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Gênero educação e direitos humanos: Malala Yousafzai e a defesa do direito das meninas ao ensino escolar |
Author(s)/Inventor(s): | Araújo, Déborah Abreu de |
Advisor: | Costa, Cristiane Henriques |
Abstract: | Obstrução à educação de meninas, casamento infantil e violência sexual são apenas alguns dos problemas gerados pelo fundamentalismo teocrático e pela manutenção de costumes tribais no Oriente Médio. Nesse contexto, a jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai aparece como representante da luta pelos direitos de todas as crianças, principalmente as meninas, ao ensino escolar. Essa é uma reinvindicação básica para a transformação social. Este trabalho propõe discutir a importância da educação e as questões de gênero a partir da leitura de diversos autores, bem como pelo monitoramento desses assuntos na mídia. Além disso, esse estudo busca compreender e explicar as condições que permitiram eleger Malala Yousafzai como símbolo da causa das meninas. |
Keywords: | Ativismo Educação Gênero Meninas |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2-Dec-2014 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ARAUJO, Déborah Abreu de. Gênero educação e direitos humanos: Malala Yousafzai e a defesa do direito das meninas ao ensino escolar. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DAraújo.pdf | 602.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.