Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/489
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O programa nacional do livro didático (pnld) e o mercado brasileiro de livros didáticos
Autor(es)/Inventor(es): Pitanga, Juliana Ferreira
Orientador: Monteiro, Mário Feijó Borges
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e seu impacto no mercado editorial nacional. Para muitos brasileiros o primeiro contato com o objeto livro é feito na escola. Segundo a pesquisa Retratos da leitura, publicada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, dos 95,6 milhões de brasileiros que se encaixam no perfil de leitores, 47,4 milhões (50%) são estudantes que leem livros indicados pelas escolas, dentre estes os livros didáticos. Por meio do PNLD, o governo federal adquire milhões de exemplares todos os anos, tornando-se o maior comprador de livros no Brasil, fato que atrai muitas editoras, pois se trata de vendas garantidas com altas tiragens. Por ser um mercado certo e regular, as grandes editoras investem pesado em tecnologia, não só para entregar em tempo hábil os livros selecionados pelo MEC, como também na interatividade com os professores (criação de sites, fóruns e atendimentos exclusivos). A concentração do setor é um desafio, já que apenas as grandes editoras têm condições de batalhar para conquistar uma fatia cada vez maior do mercado. No cenário atual é evidente o desdobramento das editoras para cativar os docentes da rede pública de ensino − membros essenciais na escolha dos livros no PNLD − com diversas ações, entre elas a atualização dos professores, papel que na teoria cabe ao Estado.
Palavras-chave: Produção editorial
Mercado editorial
PNLB
Livro didático
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PITANGA, Juliana Ferreira. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o mercado de livros didáticos. 2010. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/489
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFPitanga.pdf616,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.