Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4930
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Instituições e desenvolvimento: uma comparação entre as contribuições de Douglass North e Daron Acemoglu para o debate |
| Author(s)/Inventor(s): | Abreu, Igor Pereira Faria de |
| Advisor: | Castro, Ana Célia |
| Abstract: | Este estudo tem como objetivo comparar as contribuições de Douglass North e de Daron Acemoglu para o debate sobre instituições e desenvolvimento econômico, centrando sua análise em uma das mais recentes obras de North, Violence and Social Orders: A Conceptual Framework For Interpreting Recorded Human History, bem como na principal obra de Acemoglu, Por que as Nações Fracassam. Para tanto, dois conceitos desenvolvidos por North: Open Access Order e Limited Access Order, e outros dois desenvolvidos por Acemoglu: Instituições Inclusivas e Instituições Extrativistas serão o fio condutor deste trabalho. Após uma breve apresentação das formulações anteriores de ambos os autores, que constituem a raiz dos conceitos que norteiam este trabalho e somando-se a isso a apresentação, de fato, de tais conceitos, buscamos demonstrar através de comparação que há grande convergência entre as teorias desenvolvidas por North e Acemoglu. |
| Keywords: | Comportamento humano Desenvolvimento econômico Economia institucional |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Production unit: | Instituto de Economia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Apr-2017 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Instituições e desenvolvimento - uma comparação entre as contribuições de Douglass North e Daron Acemoglu para o debate -~1.pdf | 729.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.