Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da-
dc.contributor.authorLima, Thiago Pereira-
dc.date.accessioned2018-09-18T14:35:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5050-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPesquisa de marketingpt_BR
dc.subjectProdutos sustentáveispt_BR
dc.titleA estratégia da sustentabilidade: uma análise crítica da percepção do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4243816290041453pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo verificar qual a percepção de valor do consumidor jovem a respeito de produtos sustentáveis. Para tal, foi realizada uma pesquisa de marketing com consumidores jovens da cidade do Rio de Janeiro a respeito de um produto fictício da Nike, apresentado como “ecologicamente correto”. A pesquisa contou com as técnicas da entrevista em profundidade e do experimento. Através da aplicação de questionários a 60 jovens entre 15 e 24 anos da rede pública de ensino, o experimento se propôs a testar a atitude do consumidor jovem em relação à propaganda de um produto ecológico, verificando se existe diferença perceptiva entre produtos sustentáveis e produtos que não sejam sustentáveis. As entrevistas em profundidade contribuíram para o levantamento tanto de informações adicionais a respeito da percepção de valor dos consumidores jovens frente à estratégia sustentável, quanto a respeito da visão de um especialista da área do meio ambiente sobre a questão ambiental e a relação entre sustentabilidade e os diversos tipos de consumidores. Para a análise dos resultados encontrados na pesquisa foram utilizadas as literaturas sobre o comportamento do consumidor e o desenvolvimento sustentável, ambas definidas no referencial teórico. Com base na análise, é possível afirmar que embora o consumidor jovem esteja respondendo de forma favorável à estratégia sustentável, o mesmo não considera a sustentabilidade um fator determinante para a sua escolha de compra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPLima.pdf900.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.