Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/509
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A fada enfadonha: o livro infantil e a adoção pelo PNBE
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Milena Vargas dos Santos
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) foi criado em 1997 pelo governo federal com a intenção de estimular a leitura e diminuir as altas taxas de analfabetismo no Brasil. A partir de sua criação, o PNBE se tornou um dos maiores compradores de livros no Brasil e, devido à enorme importância que adquiriu para as editoras, sobretudo para aquelas que trabalham com o público infantil, a produção editorial brasileira começou a se direcionar para o programa. Em entrevistas com Anna Rennhack (Grupo Editorial Record) e Daniele Cajueiro (Ediouro) foi possível perceber que as editoras preparam suas obras de forma a mais tarde poderem concorrer à adoção governamental. Em vista disso, o livro produzido para este trabalho, A fada enfadonha, de Ludmila Almendra, foi também preparado levando-se em consideração o último edital do PNBE, que é o de 2012, cuja relação de obras selecionadas foi divulgada ainda durante a produção deste trabalho. A preparação do projeto gráfico baseou-se tanto no edital do PNBE quanto no testemunho de duas avaliadoras do programa de 2005 – as professoras Patrícia Corsino e Ludmila Andrade –, e objetivou proporcionar à criança, acima de tudo, uma experiência maravilhosa de leitura.
Palavras-chave: Livro infantil
PNBE
A fada enfadonha
Público infantil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Nov-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Milena Vargas dos Santos. A fada enfadonha: o livro infantil e a adoção pelo PNBE. 2011. 57 f. Orientador: Paulo César Castro. Rio de Janeiro, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/509
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVSFerreira.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.