Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/515
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O livro como tecnologia da inteligência e suas novas representações no contexto digital |
Author(s)/Inventor(s): | Fosco, Daniel Alexandre Pereira |
Advisor: | Parente, André de Souza |
Abstract: | Este trabalho visa analisar o desenvolvimento histórico do livro como tecnologia e suporte de difusão da informação e sua relação com os sistemas informáticos do livro digital. Através de pesquisa histórica das diferentes formas do livro no Ocidente, do surgimento da escrita à difusão da prensa tipográfica, busca-se compreender de que forma novos suportes de leitura e suas dimensões técnicas interagem com diferentes agentes sociais, propondo novas práticas de leitura e sedimentando novas relações. Diante das novas tecnologias de leitura no contexto digital, propões e uma exploração de suas interfaces afim de mapear possibilidades para seus futuros desenvolvimentos e de que forma poderão ocupar um papel além do que é exercido pelo livro impresso. |
Keywords: | Livro eletrônico Tecnologia Contexto digital |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 17-Dec-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FOSCO, Daniel Alexandre Pereira. O livro como tecnologia da inteligência e suas novas representações no contexto digital. 2013. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013 |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DFosco.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.