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dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorSantos, Paula Nunez-
dc.date.accessioned2018-10-08T15:13:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:10Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5299-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleUm estudo de caso da marca da empresa Wilson, Sons Logísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoOs estudos relacionados ao valor da marca para as organizações utilizam diversas abordagens – alguns estão focados na análise qualitativa, outros na análise financeira (STOBART, 1994), existem os estudos que focam apenas na perspectiva das empresas ou apenas na perspectiva dos consumidores (KELLER, 1998) e também encontramos uma abordagem mais complexa, em que o valor da marca é um conjunto de ativos e passivos que precisam ser analisados dentro de alguns critérios (AAKER, 2000). Seja como for, todos esses autores tentam demonstrar a necessidade das organizações em focar suas estratégias na marca, para que as mesmas decidam pelos modelos mais adequados as suas realidades empresariais. De acordo com Keller (1998), uma marca tem valor quando os consumidores reagem mais favoravelmente ao produto a partir do momento que a conhecem e a identificam. Muitas vezes esse conhecimento prévio da mesma facilita a tomada de decisão com relação à compra de um produto ou serviço e até dispensa informações extras a respeito das organizações produtoras desses produtos ou prestadoras de tais serviços. Como a escolha da marca e da melhor forma de divulgação da mesma são decisões muito importantes para uma organização, pode-se considerar válido em muitos casos a realização de uma pesquisa de marketing. Para Churchill e Peter (2000), esta é definida como a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informações. No entanto, é preciso que seja feita uma avaliação criteriosa da utilização ou não de pesquisa de marketing, pois ela normalmente envolve custo e tempo, o que muitas vezes as organizações não estão dispostas a despender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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