Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/531
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do setor farmacêutico brasileiro na última década: o impacto das parcerias de desenvolvimento produtivo no desempenho do setor
Autor(es)/Inventor(es): Donati, Laura de Carvalho Barbosa
Orientador: Hasenclever, Lia
Resumo: Este trabalho buscou analisar o cenário do setor farmacêutico nos últimos anos e avaliar os desafios da Politica de Desenvolvimento Produtivo implementada em 2008 dentro deste setor e compreender o papel de cada envolvido neste cenário. O exercício de analisar os impactos de uma política pública nacional no desempenho do Complexo Industrial da Saúde tem como objetivo identificar se as parcerias de desenvolvimento produtivo proporcionaram realmente condições favoráveis ao desenvolvimento da indústria farmacêutica brasileira nos últimos anos. O Modelo de Estrutura-Conduta-Desempenho é utilizado como ferramenta para tal análise, onde resultados do setor em relação a barreiras a entrada de novas firmas, políticas de preço, entre outros são apresentados. É evidente que apesar dos esforços dos envolvidos na Política de Desenvolvimento Produtivo, governo, laboratórios públicos e privados ainda existem gargalos regulatório e tributário o que dificulta o desenvolvimento das parcerias e o que explica o baixo rendimento das mesmas, até 2006 somente 6 medicamentos estavam sendo produzidos. Para que os instrumentos governamentais sejam mais ágeis é necessário que este coordene suas ferramentas e que tenha o setor privado como aliados, umas que ambos não funcionam isoladamente.
Palavras-chave: Setor farmacêutico
Desenvolvimento
Parcerias de Desenvolvimento Produtivo
Políticas Públicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/531
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCBDonati.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.