Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Sonia Gomes-
dc.contributor.authorBaltar, Francisca Maria Teresa dos Reis-
dc.date.accessioned2018-10-17T01:57:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:15Z-
dc.date.issued1999-03-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5354-
dc.description.abstractIl s'agit d'un travail sur les écoles q'ont été construites par l'architecte Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, au Rio de Janeiro du XIXme siècle. Nous avons utilizé l'education et l'architecture, developpées a ce période, pour arriver à l'architecture des écoles et à la façon comment ont été appliqués les programmes architectoniques dans ce type de bâtiments. Nous avons conclu que a existé, au Rio de Janeiro du fin du Deuxième Regné, un programme d'écoles, propes a nôtres necessités éducationelles, de clima et des habitudes, que pouvait être plus ou moins specifié, en dépendent des caractéristiques du enseignement prétendu. Ce programme a été suit par Bethencourt da Silva et, aussi, par touts les autres - architectes et ingénieurs - qui ont travaillé à la construction de ces écoles.fr
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titleProgramas de escolas na segunda metade do século XIX: as escolas construídas pelo arquiteto Bethencourt da Silvapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7215951323937810pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Angela Maria Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7891655679253238pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Denise da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1144762490107446pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um trabalho sobre as escolas que foram construídas pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, no Rio de Janeiro do século XIX. Utilizamos a educação e a arquitetura, desenvolvidas no período, para chegar à arquitetura das escolas e ao modo como foram aplicados os programas arquitetônicos nesse tipo de edifícios. Concluímos que existiu, no Rio de Janeiro do fim do Segundo Reinado, um programa de escolas, próprio às nossas necessidades educacionais, de clima e de hábitos, que podia ser mais ou menos específico, dependendo das características do ensino pretendido. Esse programa foi seguido por Bethencourt da Silva e, também, por todos os outros - arquitetos e engenheiros - envolvidos na construção dessas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
535285.pdf24.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.