Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/542
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O mercado de medicamentos brasileiro a partir da década de 1990: os marcos regulatórios e os impactos na dinâmica competitiva
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Isabela Barbosa de Melo
Orientador: Hasenclever, Lia
Resumo: A década de 1990 no Brasil foi marcada por grandes transformações institucionais e pela abertura comercial e financeira, que sem dúvidas afetaram o desenvolvimento das mais diversas indústrias nacionais. A presente monografia tem como objetivo analisar as transformações que os marcos regulatórios da década de 1990 desencadearam na dinâmica competitiva das indústrias farmacêuticas brasileiras. É abordado o desempenho do mercado farmacêutico, principalmente pós década de 1990, por meio da estrutura e conduta desse segmento no Brasil, utilizando-se o modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D). Para isso, é inicialmente apresentada a fundamentação teórica da regulação dos mercados assim como as leis e medidas estatais da década de 1990, onde são descritas as funções de cada uma das medias. Além disso, é apresentada uma visão geral dos reflexos da economia brasileira na indústria farmacêutica, os problemas macroeconômicos enfrentados e alguns até superados na referida década. Por fim, são analisados os impactos da introdução dos genéricos na dinâmica competitiva do mercado de medicamentos. Constata-se, contudo, que tais medidas regulatórias da década de 1990 desencadearam em uma série de efeitos positivos para a indústria farmacêutica, que na sua totalidade ultrapassam os desafios que essas políticas deixaram para a economia farmacêutica brasileira. Como desafios cruciais que ainda permanecem devemos ressaltar, todavia, um maior atingimento da população de baixa renda e a capacidade de internalizar a tecnologia no país.
Palavras-chave: Indústria farmacêutica
Regulação
Mercado de medicamentos
Economia brasileira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/542
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - ISABELA BARBOSA - VERSÃO FINAL.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.