Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos Junior, Orlando Alves dos-
dc.contributor.authorPires, Thalita Cogo-
dc.date.accessioned2018-10-19T18:38:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:24Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5439-
dc.description.abstractThe objective of this work was to reflect on the role of private companies in the decision making process of the city of Rio de Janeiro, based on the evidence that the companies donors of resources for the campaign of Eduardo Paes (PMDB) to the City of Rio de Janeiro have participation important in the Porto Maravilha project. This happens within a context influenced by the strategic planning, concept of dominant city management in the capital of Rio de Janeiro today. The methodology used was the bibliographic review and data collection of campaign donations provided by the Superior Electoral Court. The data show that the companies winning the bidding for the Porto Maravilha project donated huge resources to PMDB, the party of Mayor Eduardo Paes. The conclusion is that, even if these transactions were done within the law, this type of financing needs to be evaluated in the light of democratic principles, which are shaken when most of the country's electoral financing is done by large companies.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanciamento de campanha eleitoralpt_BR
dc.subjectRenovação urbanapt_BR
dc.subjectPlanejamento territorial urbanopt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titleA influência dos doadores de campanha nos rumos da política urbana do Rio de Janeiro: o caso Porto Maravilhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9002048584203951pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1225115422628979pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi refletir sobre o papel das empresas privadas no processo decisório da cidade do Rio de Janeiro, a partir das evidências de que as empresas doadoras de recursos para a campanha de Eduardo Paes (PMDB) à Prefeitura do Rio de Janeiro têm participação importante no projeto Porto Maravilha. Isso acontece dentro de um contexto influenciado pelo planejamento estratégico, conceito de gestão de cidades dominante na capital fluminense atualmente. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o levantamento de dados de doações de campanha fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os dados mostram que as empresas vencedoras da licitação do projeto Porto Maravilha doaram vultosos recursos para o PMDB, partido do prefeito Eduardo Paes. A conclusão é de que, ainda que essas transações tenham sido feitas dentro da lei, é preciso avaliar esse tipo de financiamento sob à luz dos princípios democráticos, que são abalados quando a maior parte do financiamento eleitoral do país é feito por grandes empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCPires-min.pdf160.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.