Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5443
Type: Dissertação
Title: O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
Author(s)/Inventor(s): Ouchi, Cristina Aparecida Rios de Castro
Advisor: Pereira, Sonia Gomes
Abstract: Este trabalho se concentrou na avaliação da importância das estampas didáticas europeias do século XIX no ensino artístico da Academia Imperial das Belas Artes e na análise do acervo destas obras do Museu D. João VI, da Escola das Belas Artes da UFRJ. Além de terem contribuído para o ensino artístico, as estampas estudadas tinham a importância de difundir no Brasil as obras de grandes mestres europeus. O estudo busca apresentar parte do acervo de estampas do MDJVI e a relevância histórica do seu uso didático no ensino do desenho na Academia brasileira. Em particular, essa pesquisa utilizou análises de técnicas, temáticas e formas da figura humana, que eram utilizadas como bases para o aprimoramento do desenho. As análises realizadas demonstraram que a instrução do aluno na Academia prosseguia em uma metodologia sistematizada, rigorosa e padronizada, por meio da prática da cópia de obras da antiguidade clássica e dos mestres antigos tradicionais. Conclui-se ainda que o conjunto de estampas didáticas que hoje compõem o acervo do Museu D. João VI era utilizado no processo inicial de instrução de desenho, em um método de ensino sequencial, dividido em três grandes etapas: cópias de estampas de esculturas da antiguidade clássica, de partes anatômicas até o corpo completo; cópias de estampas de composições dos mestres antigos; e, finalmente, cópias de estampas de modelos vivos.
Abstract: This work focused on assessing the importance of teaching European prints of the nineteenth century in art education at the Imperial Academy of Arts and analysis of the collection of these prints from the Museum D. João VI, of the School of Arts UFRJ. Besides having contributed to the artistic education, these prints had the importance of showing in Brazil works of arts by European masters. The study aims to present part of the collection of prints of MDJVI and historical relevance of your use in didactic teaching drawing at the Academy Brazilian. In particular, this research analyzed techniques, themes and forms of the human figure, which was used as the basis for improving the design. The analysis showed that education at the Academy had a systematic, rigorous and standardized approach, through the practice of copying works of classical antiquity and of the old masters. It is also concluded that the didactic prints that now form the Museum's collection D. João VI was used in the initial design of instruction, in a sequential method of teaching, divided into three major steps: copies of prints of sculptures of classical antiquity, from the anatomical parts to the whole body; copies of prints of compositions of old masters; and, finally, copies of prints from live models.
Keywords: Desenho
Estudo e ensino
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
766255.pdf17.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.