Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5449
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sites de compra coletiva: um estudo exploratório sobre o comportamento do consumidor do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Lima, Aline Godoy de
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar aspectos do comportamento da população da cidade do Rio de Janeiro em relação aos sites de compra coletiva. Especificamente, buscou-se descobrir qual a frequência de compra das pessoas em sites de compra coletiva, se há diferenças de comportamento entre os gêneros masculino e feminino e em qual categoria as pessoas costumam comprar mais nesse tipo de site. Primeiramente o tema foi levantado com respaldo de uma bibliografia acadêmica e abordou os principais conceitos relacionados a marketing, consumo e e-commerce. Em seguida, buscou-se entender um pouco mais acerca do surgimento e do funcionamento dos sites de compra coletiva. Por fim, foi realizada uma pesquisa, através da aplicação de um questionário, com alguns moradores do Rio de Janeiro conhecedores desta nova modalidade de negócios, visando o alcance do objetivo deste trabalho. Dentre os respondentes, a maioria é de jovens, entre 19 e 25 anos, e pertencentes à classe B da sociedade. Pode-se observar também uma leve predominância de pessoas do sexo feminino. Apesar de alguns resultados terem sido positivos para a pesquisa como o fato de mulheres se mostrarem consumidoras mais ativas desses sites do que os homens, a pesquisa também apresentou resultados não tão animadores do ponto de vista do marketing como a baixa frequência de compra. Por outro lado, como ainda existe um grande número de potenciais consumidores, talvez seja a hora de os sites de compra coletiva reinventarem suas estratégias de venda, mas essa é uma discussão para futuros trabalhos.
Keywords: Sites de compra coletiva
E-commerce
Marketing
Mercado consumidor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGLima.pdf577.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.